domingo, 29 de dezembro de 2024

"Dólar em Alta: O Que Explica o Recorde Histórico e Seus Efeitos no Mercado"

 Em dezembro de 2024, o dólar atingiu um recorde histórico, cotado a R$ 6,26, refletindo uma alta de 2,82% em relação ao real. G1

Fatores que contribuíram para a valorização do dólar:

  • Incertezas fiscais no Brasil: A falta de clareza sobre os planos de corte de gastos do governo brasileiro gerou preocupações entre investidores, resultando em uma maior demanda por dólares e, consequentemente, na valorização da moeda americana.

  • Expectativas de aumento de juros nos EUA: A possibilidade de o Federal Reserve elevar as taxas de juros nos Estados Unidos atraiu investidores para ativos denominados em dólares, fortalecendo a moeda americana.

  • Intervenções do Banco Central: Apesar das tentativas do Banco Central brasileiro de conter a alta do dólar por meio de intervenções no mercado cambial, a moeda americana continuou sua trajetória de valorização.

Impacto no Ibovespa:

A valorização do dólar e as incertezas fiscais afetaram negativamente o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira. Investidores, preocupados com a instabilidade econômica, reduziram suas exposições ao mercado de ações, resultando em quedas no índice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário